top of page
Buscar
  • Foto do escritorRocket Fuel Ads

O que é a gestão de tráfego pago?

À medida que a economia digital cresce, aumenta também a competitividade nesta arena. É cada vez mais difícil conquistar a atenção dos utilizadores, seja nos motores de busca, nas redes sociais, nas caixas de email etc.

E num mundo cada vez mais digital, a atenção torna-se a moeda de troca, e isto faz crescer a importância do trabalho de um gestor de tráfego pago.



Imagem que ilustra o Facebook Ads

O que é o tráfego?

O tráfego é o fluxo de utilizadores que entra num site ou numa app. Este tráfego pode vir de várias fontes, anúncios, email, de links em outros sites etc. e pode ser dividido em duas grandes categorias, tráfego orgânico e tráfego pago.


O que é o tráfego pago?

O tráfego pago é aquele que vem de anúncios pagas colocados em plataformas como Google AdWords Facebook Ads ou Tik Tok, e normalmente está identificado como “patrocinado”. Este tipo de tráfego é de impacto rápido, escalável e podemos escolher a quem queremos mostrar os anúncios, mas custa dinheiro.


O que é um gestor de tráfego pago?

O gestor de tráfego pago é a pessoa que vai gerir os investimentos em publicidade digital das empresas em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, Tik Tok etc. É ele que coloca os anúncios nestas plataformas, e que fica responsável por gerir o orçamento, analisar os resultados e implementar ações de melhoria continua de forma a maximizar o retorno.

Normalmente as empresas definem um orçamento mensal de investimento em anúncios e estabelecem, em conjunto com o gestor de tráfego pago, objetivos para esse investimento, que serão os KPIs a controlar durante a implementação das campanhas.


O que faz um gestor de tráfego?

As funções de um Gestor de Tráfego poder ser amplas e variam conforme a empresa ou agência, mas as principais incluem:

  • Envolve um estudo de mercado de forma a orientar as estratégias de marketing digital e identificar oportunidades.

  • Inclui a elaboração e gestão de campanhas publicitárias em plataformas digitais, como Google Ads, Facebook Ads, entre outras.

  • Saber o que investir em cada meio, quando e durante quanto tempo é essencial para uma boa gestão de recursos e cumprimento de objetivos da campanha.

  • A monitorização das campanhas e dos objetivos definidos é essencial para garantir a melhoria da performance. Feita a tempo permite a redistribuição de recursos ao longo do período garantindo assim a maximização do retorno.

  • Envolve criar e gerir contas em plataformas de anúncios ou redes sociais para clientes, garantindo por exemplo que as conversões estão a ser corretamente medidas e quantificadas.

  • Implica compilar dados e métricas para avaliar o sucesso das campanhas e apresentar essas informações de forma compreensível, muitas vezes utilizando dashboards interativos.


Imagem com trabalhadores agencia anúncios online e trafego pago

Vale a pena subcontratar a gestão de tráfego pago a uma agência?

Contratar uma agência de gestão de PPC pode ser uma decisão estratégica importante para as empresas que procuram obter retorno dos seus investimentos em publicidade paga.

E se há áreas altamente dinâmicas, em que existem múltiplos benéficos em externalizar, é precisamente a publicidade paga seguem alguns exemplos de benéficos:


  1. Especialização e Experiência: As melhores agências de gestão de PPC têm um conhecimento profundo do setor, o que pode ser crucial para ajudar a sua empresa a alcançar o melhor ROI possível. Elas estão constantemente atualizadas com as melhores práticas e mudanças no campo da publicidade digital, e na realidade quase que se pagam a si próprias.

  2. Resultados Imediatos e Consistentes: Uma estratégia de marketing digital pago bem projetada entrega resultados imediatos e consistentes. Ao trabalhar com uma agência evita perder semanas ou meses a encontrar o caminho das eficiências das suas campanhas.

  3. Gestão Eficiente do Tempo e Recursos: A gestão de tráfego pago requer muito trabalho de melhoria contínua e otimização. As campanhas necessitam de acompanhamento para atingir patamares de eficiência sustentáveis.  Muitas empresas descobrem que ao contratar uma agência de gestão de tráfego pago, podem economizar tempo e recursos, permitindo-lhes concentrar-se em outras áreas do seu negócio.

  4. Colaboração e Aconselhamento: No Rocket Fuel quando o cliente nos contrata para a gestão de tráfego pago damos início a uma parceria que vai muito além da gestão de tráfego pago. O nosso objetivo é criar parcerias de longo prazo, por isso estamos focados no crescimento do seu negócio e daremos muitos inputs sobre a sua presença digital, novos produtos, concorrentes, etc.

  5. Em resumo, contratar uma agência de gestão de tráfego pago vai trazer experiência e conhecimento à sua empresa, o que lhe permite obter resultados, mas rápidos e consistentes.



Vai poupar tempo à sua equipa para que se foquem naquilo que não consegue externalizar, garantindo que mantem a sua empresa continuamente atualizada sobre as estratégias e táticas de publicidade digital. E, se escolher o parceiro certo, vai iniciar uma parceria colaborativa com o objetivo de maximizar as suas vendas e rentabilizar os seus investimentos em marketing digital. 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page